Os Talentos e seu significado
A parábola dos talentos Mateus 25:14-19
Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.
A um deu cinco talentos, a outro deu dois e a outro deu um, de acordo com a capacidade de cada um deles; e então partiu.
O servo que tinha recebido cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco.
Do mesmo modo, o que tinha recebido dois ganhou outros dois.
Mas o servo que tinha recebido um talento, saindo, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
Depois de muito tempo, o senhor daqueles servos voltou e fez um ajuste de contas com eles.
No contexto dessa parábola, os talentos representam os recursos, dons e oportunidades que alguém recebe de Deus em consideração as suas habilidades e aptidões naturais. A administração desses talentos demonstram a diligência e a prudência no empenho do crente na obra do Senhor. esta parábola que deriva o significado popular de talento como sendo uma habilidade, ou um dom natural que alguém possui.
Romanos 14:12. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Nesta Parábola dos talentos nos faz lembrar do acerto de conta que um dia teremos que enfrentar com Deus, queira ou não queira, o que recebeu cinco talentos animado ele não parou de trabalhar sabendo que seu Senhor viria um dia, são aqueles que hoje tem variedades de dons que ele não conseguiu por si próprio, e sim por que Deus o deu, aqui se inclui muitos dons ex. Tocar instrumentos, dom da Palavra, dom da Ciência, do Louvor, de expulsar demônios, de cura, de maravilha, todos que recebeu ponha em prática pois um dia será cobrado, quanto mais recebe do Senhor mais ponha em prática, pois a cobrança será certa. nisto aqui eu vejo os Apóstolo, Bispo, Presidente do Ministério que tem uma grande responsabilidade com a Igreja que o Senhor o confiou.
O que recebeu cinco não foi muito e nem pouco, mas recebeu as ferramenta para trabalhar na Obra de Deus, seja qual foi o dom que recebeu também será cobrado. se tem a fazer a Obra de Deus faça com muito amor, pois tudo que nós plantar certamente vamos colher, Gálatas 6: 7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
O que recebeu só um talento ou dom, O Senhor já sabe que este é meio devagar, mas não deixou sem nada, na esperança que quando voltar tenha trabalhado ao menos só com este que recebeu do Senhor, mas a covardia é tanta que este não trabalha com a ferramenta que recebeu, e com medo deixa bem guardado, em uma Igreja não existe membro de banco pois Deus não chamou ninguém para ficar sentado, e sim para trabalhar, que seja em limpar a Casa de Deus, varrendo acertando os bancos limpando os banheiros, ou mesmo ocupação na oração, nas visitas, o importante é estar ocupado na Obra de Deus, e tudo que fizer faça com muito zelo. veja só, se você é um deste, não tenha medo, faça a Obra de Deus. pois até mesmo um mudo e surdo ele trabalha na Obra, não existe ninguém que tenha aceitado a Cristo, que o Senhor não deu nenhum talento, e todos nós seremos cobrado um certo dia.
Não podemos ignorar os dons que nosso irmão recebeu ainda que seja muito melhor que o nosso dom, vamos trabalhar no pouco para que Senhor nos de a recompensa 1 Coríntios 12:1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Só não ignora os dons, se tiver conhecimento sobre essas maravilhas, pois ninguém conhece as coisas do Espirito sem que ele tenha o Espirito de Deus, pois existe muitos debate, e perca de tempo de pessoas sem entendimento, que entender, então busque sabedoria a Deus, Tiago 1:5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça‑a a Deus, que a todos dá generosamente sem reprovar ninguém, e lhe será concedida.
1 Coríntios 14:12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. Se você recebe dons de Deus é para crescer, aumentar, o Senhor nos da a ferramenta para o trabalho confiante que vamos nos ocupar com ela, abundar e ter em abundancia com nosso Deus é com abundancia.
Romanos 11:29 Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. Deus não se arrepende dos dons que nos da, mesmo que nós desviamos dos caminhos de Deus, Ele vai requerer..
Andradina SP. 15 de Fevereiro de 2024