Altar
Introdução: Nunca permita apagar as chamas que há em ti, mesmo que custe muitas vigilâncias e orações, busque sempre ter desejo de estar cultuando a Deus, reunidos com a Igreja Hebreus, 10:25.
Levítico 6:13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. O fogo simboliza a presença de Deus, sem a presença de Deus estamos perdidos eu creio que você não quer ficar sem a presença de Deus, então neste caso não deixe apagar as chamas.
Altar de Deus deve estar sempre em chamas Levítico 6:13 o pecado que apaga as chamas do espirito fazendo com que o homem se distancia do seu Criador Isaías 59:2.
Quem acende o Altar é o próprio Deus, Levítico 9:24, João 15:16.
Quem acende o fogo da Palavra em nossos corações é o próprio Deus Jeremias 20:09 procure dar lugar em ouvir a Palavra de Deus e se alimentar dela.
Quem acende o fogo do Espirito Santo a Igreja é o próprio Senhor Atos 2:1-4
A Lenha é o combustível para manter o altar em chamas, Levítico 6:12 em Provérbios 26:20, Salomão escreveu que sem lenha o fogo se apagará, a oração de todas as manhãs é o combustível Espiritual para manter o nosso altar aceso.
Nosso altar precisa sempre ser restaurado
Elias restaurou o Altar do Senhor 1 Reis 18:30-39, nós também temos que sempre restaura nosso altar pois sempre estamos pecando contra nosso Deus, 1 João 1:8.
No Altar de Deus sempre subsiste brasas vivas Isaías 6:6-7, nos acelerar com fervor Romanos 12:11 e 1 Tessalonicenses 5:19.
Altar lugar de adoração, quando nos colocamos sobre o altar, nos tornamos totalmente dependente de Deus. O cristão vive para Deus, nosso coração deve estar sempre queimando com a chama do Espirito, bem por isso que não pode faltar o azeite na vida do crente, no antigo testamento a lenha mantinha o fogo aceso sobre o altar depois de Cristo o que mantêm o fogo aceso é o azeite, nunca deixe faltar o azeite.
Geralmente quando alguém se converte a Deus, se acende um fogo dentre deste a ponto de se sentir queimando uma vontade tremenda de servir a Deus, e esta chama nunca mias deve se apagar, o fogo queima o pecado, doença, tristeza e todo mal que pertence as trevas, acendendo dentro deste uma tremenda luz que ilumina os passos, Salmos 119:105, a luz sempre acesa, o desejo de servir a Deus em nós nunca pode parar, isto faz com que nós cada dia nos aproximamos do Senhor com um puro coração, 1 João 5:14.
NOSSAS VIDAS SOBRE O ALTAR
Falando sobre esse altar espiritual, o apóstolo Paulo, divinamente inspirado, faz-nos a seguinte exortação: “Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo” Romanos 12.01.
Nossas vidas sobre o altar significam entrega. Altar é lugar de Louvor, de consagração total. Quando um animal era levado ao altar, dali não saía vivo. Quando cereais eram levados ao altar, ali eram consumidos pelo fogo. Nossas vidas sobre o altar representam uma dedicação total, eterna e incondicional ao nosso Deus. A ele pertencemos!
Nossas vidas sobre o altar significam verdade. Viver para Deus é o nosso culto racional, é a verdadeira forma de adorá-lo. Precisamos ser o que somos dentro e fora da Igreja aquilo que declaramos ser quando estamos nele. Precisamos nos comportar durante a semana da mesma forma como agimos no domingo. Precisamos viver aquilo que pregamos. O contrário disso é uma mentira religiosa, disfarçada de cristianismo!
Nossas vidas sobre o altar significam proteção. Ainda que para alguns a ideia de se entregar completamente a Deus possa parecer assustadora, essa é na verdade, a única maneira de preservá-la. Quem tenta salvar a própria vida a perde, mas quem a perde por amor a Deus a salva. Não há lugar mais seguro no universo do que o centro da vontade de Deus. Estamos guardados se estamos sobre o altar, se nossas almas repousam nas mãos de Cristo! Mateus 16:25.
Conclusão: Se estivermos com a nossa vida no altar, desfrutaremos do melhor andando de cabeça erguida pela confiança que temos em nosso Deus Salmos 18: 2. dai então iremos testemunhar das maravilhas do Senhor.